Total de visitas

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

RITOS FUNERÁRIOS EM TORAJA - INDONÉSIA

A Indonésia é o maior arquipélago do mundo. É composto por 17.508 ilhas de vários tamanhos, das quais apenas 6.000 são habitadas. Situado a meio caminho entre a Ásia e a Austrália, é banhada pelos oceanos Índico e Pacífico. Uma das principais ilhas é Sulawesi (também conhecida como ilha Celebes) que é aproximadamente do tamanho da Grã-Bretanha.Na parte sul da ilha entre montanhas e vales férteis, fica o lar de algumas tribos isoladas conhecidas como Toraja.


Tongkonan Toraja.jpg Ataud en funeral Toraja.jpg   
A religião tradicional da Toraja é baseada em xamanismo ancestral culto e veneração a um panteão de espíritos hierárquicos e um deus criador. Entre os rituais realizados, os mais fascinantes são aqueles relacionados à morte. Nestes rituais complicados enfatizamos que uma pessoa não é considerada morta até que seu funeral seja realizado. Estes funerais podem durar uma semana e representam um esforço financeiro significativo, pois as famílias fazem reserva de dinheiro por um longo tempo (entre julho e setembro, após a colheita), para garantir assim, um funeral apropriado.



Enquanto essa poupança é feita, o falecido é tratado como um doente; O corpo é embalsamado e mantido no lado sul da TONGKONAN (casa cujo telhado se assemelha a popa e à proa de um navio), onde é visitado durante semanas e até meses. Depois de ter guardado dinheiro suficiente, os funerais são realizados para o abate de búfalos e porcos, e fazem oferendas de frutas, betel e vinho de palma.
Durante estes dias de "velório", diferentes ritos dos funerais são celebrados entre eles e banquetes são oferecidos para os hóspedes sendo que durante a noite há celebrações, cantos e danças, lutas e competições de pugilistas, todos em diferentes graus, dependendo da posição e status econômico do falecido. 

                                                                                                                                                                
No último dia da festa os caixões são enterrados em profundas cavernas nas montanhas. 


Por causa de seu alto custo, os "TAU TAUs" são praticados somente por famílias mais ricas. Devido a seu alto preço, geralmente a cada 25 anos são restaurados roupas cambiándoseles em cerimônias diferentes.

Fora das cavernas são escavados túmulos e algumas varandas esculpidas nas rochas onde se colocam os "TAU TAUs", que são figuras do falecido feitas de madeira e em tamanho natural; Essas figuras carregam em seus formatos valores que se assemelham ao falecido.  


 
                        

Ao longo dos anos muitos túmulos foram saqueados desde o uso dos "TAU TAU", pois os mesmos são altamente valorizados entre os colecionadores ocidentais.

Fonte: http://elmonomudo.com

                                                              
 
                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário