Total de visitas

domingo, 30 de setembro de 2012

CANDIDATO A VICE-PREFEITO DE VALADARES RENUNCIA





O candidato a vice-prefeito de Governador Valadares, Euclydes Petersen (PRTB), renunciou sua candidatura neste sábado (29). A decisão foi tomada depois que ele passou a ser investigado pela Justiça Eleitoral por vandalismo contra material de campanha do candidato da oposição, André Merlo (PDT).

O que seria uma entrevista coletiva, como divulgado pela assessoria de comunicação, se transformou em um pronunciamento rápido. Euclydes Petersen não respondeu a nenhuma pergunta. Ele negou que seja culpado.
O candidato a prefeito, Augusto Barbosa (PSDB), não revelou o nome do novo candidato a vice da chapa. “Assim como o meu nome foi indicado por um grupo, um novo vice também será indicado colegiadamente com a participação do Euclydes na escolha do nome."
O nome do substituto de Euclydes Petersen deve ser anunciado até a próxima terça-feira (02).

Fonte: G1.com

PLANOS DE SAÚDE E FUNERÁRIAS - FIQUE ATENTO

Consumidor deve ficar atento com planos de saúde oferecidos por funerárias

Os consumidores precisam tomar cuidado com os planos de saúde oferecidos pelas funerárias e programas de desconto. O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) retomou uma pesquisa feita em 2005, e confirmou que 22 das 23 empresas encontradas continuam em atividade.

O principal problema é o fato desse serviço não ser regulado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e não apresentar garantias de assistência mínima e responsabilidade integral da saúde do paciente. De acordo com a advogada do Idec, Joana Cruz, os serviços públicos e privados de saúde não conseguem atender toda a população e “proliferam prestadores de serviços sem a menor regulação e muito menos garantia de atendimento a pessoas em extrema vulnerabilidade: em precárias condições financeiras e com problemas de saúde”.

Outra prática comum são as empresas que comercializam cartões pré-pagos e de descontos para consultas e exames, também oferecidos pelas funerárias. Além de os consumidores não estarem protegidos pela agência reguladora, existem problemas de descumprimento da oferta, falta de cobertura a consultas e exames, rescisão de contrato sem aviso prévio e cobranças indevidas.

Entidades médicas, como, o CFM (Conselho Federal de Medicina), o Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo) e a APM (Associação Paulista de Medicina) não aprovam a prática de vender serviços de saúde sem a regulamentação da ANS.

Como funciona As funerárias vinculam seu serviço principal ao "benefício" de consultas e exames. O cliente acaba sendo estimulado a se consultar com os profissionais conveniados às empresas, pois não é possível contratar os planos funerários sem os descontos médicos. Enquanto, as empresas que comercializam cartões de descontos costumam cobrar mensalidade ou anuidade.

No caso dos cartões pré-pagos, o usuário deve inserir crédito neles e no dia da consulta, ou exame, o valor é debitado do cartão. O Idec utilizou como exemplo, o cartão Americana (cujo nome está sendo alterado para Vegas Card). O consumidor para R$ 35 de taxa de inscrição e R$ 25 de mensalidade, que são convertidos em créditos.

Irregular A dificuldade da ANS de fiscalizar essas empresas vem do fato de muitas delas estarem registradas com razões sociais e atividades que não têm relação com a prestação de serviços de saúde. O Idec menciona como exemplo, o cartão Abmed, cuja atividade principal da empresa, de acordo com o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), é descrita como “comércio varejista de livros”.

A advoigada conclui, ainda, que “as empresas comercializam falsos planos de saúde”, pois em seus sites é possível encontrar expressões como “assistência à saúde” e “plano de assistência familiar”.

Para o Idec, a ANS deveria regular essas atividades, pois algumas funerárias possuem clínicas próprias para atendimento dos associados e, em alguns casos, a remuneração dos profissionais de saúde é feita pela empresa e não pelo consumidor, prática que aproxima as funerárias e empresas de cartões de descontos das operadoras de planos de saúde.

“A regulação da ANS sobre os programas de descontos em saúde e cartões pré-pagos possibilitaria que, assim como ocorre com os planos e seguros de saúde, os consumidores tivessem o respaldo de determinadas garantias decorrentes da normatização e da fiscalização”, afirma Joana.


 Fonte: fol


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

VATICANO DIZ QUE PAPIRO SOBRE CASAMENTO DE JESUS É FALSO


Jornal do Vaticano diz que papiro que fala em casamento de Jesus é falso

Publicação da Igreja põe em xeque origem do documento.
Especialista ressalta que papiro não seria prova de que Jesus era casado.

Da EFE

O jornal vaticano "L'Osservatore Romano" afirmou nesta quinta-feira (27) que o papiro recentemente apresentado no qual aparece a frase em copta "Jesus disse a eles, minha esposa ...", que alimentou a teoria que Cristo fosse casado, é "falso".
O vespertino da Santa Sé publicou em sua edição de hoje um artigo do professor italiano Alberto Camplani, especialista em língua copta e professor de História do Cristianismo na Universidade La Sapienza de Roma, no qual analisa o papiro recuperado pela professora americana Karen King, que levantou a polêmica.
Pedaço de papiro traz a inscrição: 'Jesus disse a eles, minha esposa' (Foto: Karen L. King/Harvard/Divulgação) 
Pedaço de papiro traz a inscrição: 'Jesus disse a eles, minha esposa' (Foto: Karen L. King/Harvard/Divulgação)
Em seu artigo, Camplani afirma que Karen apresentou o papiro como do século 4 e que o texto pode ter sido escrito no século 2, "quando se debatia sobre se Jesus esteve casado".
Camplani expressou sua "reserva" sobre esse ponto e disse que, perante um objeto desse tipo, "que, ao contrário de outros papiros, não foi descoberto em uma escavação, mas provém de um mercado de antiguidades, é preciso adotar precauções, que excluam que se trata de algo falsificado".
O especialista italiano acrescentou que, no que concerne ao texto, a própria Karen propõe vê-lo não como uma prova do estado conjugal de Jesus, mas como uma tentativa de fundar uma visão positiva do casamento cristão.
"Mas não é assim, tratam-se de expressões totalmente metafóricas, que simbolizam a consubstancialidade espiritual entre Jesus e seus discípulos, que são amplamente divulgadas na literatura bíblica e na cristã primitiva", comentou o especialista.
O jornal vaticano acrescentou que de todas as maneiras se trata de um documento "falso" e ressaltou que a historiadora americana preparou o anúncio "sem deixar nada ao acaso: imprensa americana avisada e entrevista coletiva prévia de King para preparar a exclusiva mundial, que, no entanto, foi posta em dúvida pelos especialistas".
Segundo o vespertino da Santa Sé, "razões consistentes" fazem pensar que o papiro seja uma "trôpega falsificação, como tantas que chegam do Oriente Médio", e que as frases nada têm a ver com Jesus.

Fonte: G1.com

CAIXÕES DE PEDRA DE 1000 ANOS SÃO ENCONTRADOS NAS FILIPINAS

Arqueólogos encontraram na cidade de Mulanay, nas Filipinas, um cemitério com mais de mil anos de idade encravado na floresta tropical. De acordo com a agência de notícias "France Presse", o sítio arqueológico continha vários caixões feitos com pedra calcária, que mediam cerca de seis metros de comprimento.
O anúncio sobre a descoberta do sítio foi feito há uma semana, mas nesta quinta-feira (27) foram divulgadas imagens do local.

Funcionários do governo local conseguiram encontrar restos mortais dentro dos túmulos, como mandíbulas e outras partes de ossos. Entretanto, os pesquisadores afirmam que o local já passou por diversos saques de artefatos valiosos, que teriam sido roubado há muito tempo por "caçadores de tesouros".



Imagem de sítio arqueológico com caixões feitos com pedra calcária, encravado na floresta tropical. (Foto: Ted Aljibe/AFP) 

Imagem de sítio arqueológico com caixões feitos com pedra calcária, encravado na floresta tropical (Foto: Ted Aljibe/AFP)


Funcionário do governo de Mulanay, nas Filipinas, deita em caixão de pedras calcárias que foram encontrados em um sítio arqueológico nas montanhas da cidade asiática, na província de Quezon, ao sudeste da capital Manila. (Foto: Ted Aljibe/AFP) 

Funcionário do governo de Mulanay, nas Filipinas, deita em caixão de pedras calcárias que foram encontrados em um sítio arqueológico nas montanhas da cidade asiática, na província de Quezon, ao sudeste da capital Manila (Foto: Ted Aljibe/AFP)

Em alguns dos caixões, que chegam a medir seis metros de comprimento, foram encontrados restos mortais, como mandíbulas. (Foto: Ted Aljibe/AFP) 

Em alguns dos caixões, que chegam a medir seis metros de comprimento, foram encontrados restos mortais, como mandíbulas (Foto: Ted Aljibe/AFP)


Fonte: G1.com

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

TIROS NA SAÍDA DE ESCOLA FEREM ADOLESCENTE

Tiros na porta de escola ferem adolescente de 16 anos

Os disparos aconteceram em frente a uma escola estadual no bairro Grã-Duquesa, no horário de saída das turmas matutinas.
FOTO: Antônio Cota
Ampliar foto
O alvo dos disparos não foi atingido. Outro aluno, atingido de raspão no antebraço direito, foi medicado e passa bem
 
Um adolescente de 16 anos foi atingido por uma bala perdida no final da manhã de segunda-feira, 24, em frente a uma escola estadual no bairro Grã-Duquesa. Os tiros tinham como alvo outro adolescente, de 17 anos, que graças à mochila e aos cadernos não foi atingido.

Um dos tiros, porém, feriu um adolescente de 16 anos que passava pelo local. Segundo ele, no momento alguns colegas começaram a gritar: ''É tiro, é tiro!'', e então ele começou a correr. Após alguns metros percebeu que havia sido atingido no antebraço direito por um dos disparos. O adolescente então foi para casa e sua mãe o levou até o Hospital Municipal (HM), onde foi medicado e liberado.

ACIDENTES MATAM 3 PERTO DE VALADARES

Acidentes nas BRs 381 e 116 deixam três mortos

Duas vítimas — uma delas uma criança de seis anos — morreram devido a gravidade dos ferimentos. A terceira morte foi de uma mulher de 69 anos que teve um infarto fulminante ao ver um acidente.
FOTO: Pierry Aires
Ampliar foto
O Ford Focus que se envolveu em acidente na 381 ficou bastante destruído, sendo encaminhado a um pátio da cidade.

da Redação do DRD Online 
Governador Valadares - 
Um acidente com um carro de passeio deixou uma pessoa morta no quilômetro 160 da BR-381, em Baguari, distrito de Governador Valadares. A vítima, Adelson Marciano, de 60 anos, estava em um Volkswagen/Saveiro 1.6 CE Cross, quando o veículo bateu em uma árvore na manhã de segunda-feira, 24, por volta das 5 horas.

Quase no mesmo local, outro acidente deixou uma criança morta e dois feridos na noite de domingo, por volta das 19h15. O condutor do Ford Focus de placa HBA-7321, de Contagem (MG), ao fazer uma ultrapassagem tocou em uma carreta e perdeu o controle do veículo, que capotou. Entre as vítimas, uma criança de 6 anos, Keven Eduardo Oliveira Nunes, foi arremessada de dentro do Focus. Ela morreu na madrugada de segunda-feira. As outras vítimas do veículo foram encaminhadas ao Hospital Municipal pelo Samu.

Momentos antes do acidente na BR-381, uma mulher de 69 anos morreu ao parar para ver um acidente que aconteceu na altura do quilômetro 393 da BR 116. Conceição Alves Coelho estava com Arlete Costa do Nascimento em um veículo Apollo, que teria apresentado problemas mecânicos no local do primeiro acidente, com um Ford Fiesta, que era guiado por Luciano Almeida, capotou e pegou fogo. Ao ver a cena, Conceição, que estava de carona no Apollo, teria sofrido um infarto fulminante. Quando os bombeiros chegaram ela já estava morta.

AGENTES DE CEMITÉRIO TENTAM SERRAR CAIXÃO

24/09/2012 11:34

Cemitério tenta serrar caixão para caber em cova e revolta familiares

Eduardo Orácio
 
Familiares de Evanderson Menezes Marques, de 21 anos, lamentam do descaso da administração do cemitério Santo Amaro, em Campo Grande, com o enterro do rapaz neste domingo (23). Conforme a família do rapaz, o caixão era maior do que a cova aberta e funcionários do cemitério tentaram serrar o caixão para que coubesse no túmulo.

Após muita discussão, a administração do cemitério decidiu disponibilizar uma cova maior.


Segundo Everton Menezes Marques (35), irmão de Evanderson, após a revolta da família com a situação, a administração do cemitério acabou cedendo outra cova. “Foi uma falta de consideração com a dor da família. Eles acabaram arranjando outra cova com duas gavetas, mas queriam que pagássemos a diferença.”, explica.
Evelin Paula Menezes Marques (28), irmã do rapaz, explica que o enterro só foi realizado duas horas após a chegada do caixão no cemitério. “Um descaso total. Os funcionários foram muito mal preparados para este tipo de situação. Várias pessoas que estavam no local também se revoltaram, só por isso conseguimos um outro túmulo.”, comenta.

Cemitério 

A administração do cemitério informou que as sepulturas são padronizadas e que o erro foi da empresa que fez o caixão.
“A funerária mandou o caixão maior que a cova. O tamanho padrão da gaveta é de 2,20m e os caixões medem em média 1,90m, com no máximo 2,10m. Expliquei à família que o erro foi da Pax MS, mas eles estavam transtornados e se quer consideraram isso. Agora eu que vou ter que assumir o prejuízo pelo erro deles.”, explica o auxiliar do cemitério, Marcos da Silva Vargas.

Causa da morte 

De acordo com a família, Evanderson morreu em um acidente de trabalho, na usina Agrisul, em Sidrolândia. Ele faleceu por volta das 9h30, enquanto tentava desatolar um caminhão da empresa.
Conforme o boletim de ocorrência, o rapaz teria sido imprensado pelo veículo em um escavadeira. O enfermeiro da empresa teria sido convocado para realizar os primeiro socorros, porém Evanderson já estaria morto.
A família reclama que a empresa não oferecia equipamentos de segurança e treinamento para prevenção de acidentes. “Ele nunca teve um treinamento de segurança no trabalho. A empresa enviou apenas uma assistente social para conversar com a gente e mais nada.”, relatam os pais de Evanderson que preferiram não se identificar.
Eles contam ainda que o filho auxiliava a família com sua renda e estava muito feliz no trabalho. “Era seu primeiro emprego. Ele já tinha feito um curso e disse que iria para Maracaju, onde ia ganhar melhor até.”, conta a mãe de 55 anos. O falecimento do rapaz foi registrado como morte a esclarecer.

Fonte: midiamax.com

sábado, 22 de setembro de 2012

CORPO DE MINEIRO ASSASSINADO EM PORTUGAL CHEGA NA SEGUNDA-FEIRA

Do Hoje em Dia


Arquivo Pessoal
Léomagno Oliveira
Leomágno foi assassinado pela esposa na cidade de Almada

O corpo do mineiro Léo Magno França, de 23 anos, assassinado pela esposa na última sexta-feira na cidade de Almada, em Portugal, chega nesta segunda-feira (17) em Gonzaga, região do Vale do Rio Doce, de onde o jovem era natural. Gonzaga também era cidade natal de Jean Charles de Menezes, morto em 2005 em Londres, pela polícia inglesa.

O mineiro assassinado na última sexta-feira (14)  teria conhecido a esposa, a cabeleireira Léia Oliveira, de 33 anos, em Portugal, onde trabalhava como operário na construção civil – Léia é belo-horizontina.

O casal estava junto há cinco anos e tinha uma filha de dois anos, que está sob guarda da família da esposa. O mineiro já estava com passagem comprada para retornar ao Brasil.

Desempregado

“Ele estava desempregado e ia voltar para o Brasil no último sábado (15). Uma festa já estava sendo organizada para recebê-lo”, contou o primo de Léo Magno, Milton França.

De acordo com o jornal Correio da Manhã, de Portugal, a esposa matou o marido com um tiro de espingarda em uma praça, em frente a casa de Registo Civil de Almada, província de Setúbal, e se entregou à polícia logo após cometer o crime. Ela está detida.

O marido teria sido morto pela esposa após uma discussão sobre a assinatura do divórcio. “Pelo que sei, eles brigavam muito e ele teria pedido o divórcio, mas ela não aceitava a separação”, informou o primo de França.

Queixa

Em depoimento à polícia, Léia teria dito que o marido agredia ela e a filha, e foi ele quem se recusou a assinar o divórcio. No mesmo dia do crime, Léia apresentou queixa de violência doméstica. Outros boletins de ocorrência já tinham sido registrados pelo mesmo motivo.

A polícia local acredita que o crime tenha sido premeditado, já que Léia foi armada até o cartório. Ainda de acordo com o periódico, ela teria comprado a arma dois dias antes do crime.

BANCO DE TECIDO OCULAR EM VALADARES

Valadares terá banco de tecido ocular humano

A previsão é de que no final de outubro o serviço já comece a ser prestado no Hospital Samaritano
 
FOTO: Antônio Cota
Ampliar foto
O coordenador do banco será o oftalmologista Maurício Campos Dutra, que comemorou a conquista com o secretário municipal de Saúde, Renato Fraga
 

Valadares acaba de receber uma ótima notícia: após dois anos de um processo de avaliação, a cidade está habilitada a ter um banco de tecido ocular humano. A habilitação foi dada por meio da Portaria 973, de 14 de setembro de 2012, do Ministério da Saúde. Nesse banco, que funcionará no Hospital Samaritano, será feita a captação, tratamento e transplantes de córneas. O coordenador será o oftalmologista Maurício Campos Dutra, e os diretores, os também oftalmologistas Poliana Murta e Vítor Masson. A previsão do coordenador é de que até o final do mês de outubro o banco já esteja em funcionamento.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Renato Fraga, para que esse projeto fosse conquistado na cidade foi preciso uma grande estruturação, envolvendo a especialização de profissionais de várias áreas. ''Foi preciso especializar uma gama de profissionais que irão trabalhar nesse banco, além da estrutura física do espaço cedido para ele.”

Segundo o coordenador do Banco de Tecido Ocular Humano, Maurício Dutra, esse será o quinto banco de todo o Estado, e provavelmente o último. Ele atenderá pacientes de toda a região, e também acelerará o processo para quem já está na fila concorrendo com pessoas de outras regiões, como Belo Horizonte e cidades vizinhas, por exemplo.

''Foi um processo muito longo e difícil. Este será o 5º banco do Estado e talvez o último, porque o governo federal não tem a intenção de habilitar nenhum outro no momento. Para que acontecesse foi preciso montar uma estrutura, e precisamos de uma parceria com o MG Transplante e a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos [CNCDO], que é quem faz a captação dos órgãos hoje em Valadares.”

PESQUISA DE INTENÇÕES DE VOTOS - VALADARES

PESQUISA: Indecisos lideram espontânea e Augusto Barbosa a estimulada

Médico tucano assume as intenções de voto quando candidatos são citados na pesquisa com 22,4% das intenções de voto. Na espontânea, indecisos lideram com 34,2%.
 
FOTO: Arquivo DRD
Ampliar foto
AUGUSTO lidera pesquisa estimulada, enquanto indecisos são maioria em pesquisa espontânea realizada pela CP2
 
 
Governador Valadares - 
 
Pesquisa realizada pela CP2 — Consultoria, Pesquisa e Planejamento Ltda — em Governador Valadares, que havia sido suspensa por liminar na Justiça, teve a divulgação liberada no final da tarde de sexta-feira, por meio de sentença do juiz da 118ª Zona Eleitoral, Marcelo Carlos Cândido. O levantamento revela que o número de eleitores indecisos continua alto no município. De acordo com o levantamento realizado entre 5 e 9 de setembro, que ouviu 506 pessoas, 34,2% dos eleitores estão indecisos quando questionados de modo espontâneo — quando não são citados os nomes dos candidatos. A margem de acerto da pesquisa, segundo a CP2 é de 95%, e a margem de erro é de 4,36%.

Após os indecisos, o candidato Rui Moreira (PSB), da coligação “Experiência para Renovar”, é o segundo da lista de intenções de voto espontâneo, com 17,4%, seguido por Elisa Costa, da coligação “Pra Valadares seguir mudando” (15,8%); Augusto Barbosa, da coligação “Para o bem de Valadares” (15,2%); André Merlo, do PDT (13,6%); e Jó Rodrigues, do “Bloco de Esquerda Socialista” (0,2%). Na espontânea, 1,8% disseram que votarão nulo, 0,6% em branco e 1,2% não votarão em ninguém.

Porém, segundo a pesquisa, quando a intenção de voto para prefeito é estimulada — quando é citado o nome dos candidatos — Augusto Barbosa passa a liderar as intenções com (22,4%), deixando Rui Moreira em segundo, com (19,6%), seguido pelos indecisos (19,2%), Elisa Costa (18,2%), André Merlo (13,4%) e Jó Rodrigues (0,4%). Do total, 3% dos eleitores disseram que votarão nulo, enquanto 0,6% disseram que votarão em branco, além de 2,2% que disseram que não votarão em ninguém.

Em um segundo cenário, na intenção estimulada — sem o candidato Rui Moreira — Augusto Barbosa lideraria com 26,3%, seguido pelos indecisos e que não souberam responder (23,5%), Elisa Costa (21,9%), André Merlo (20,2%) e Jó Rodrigues (0,4%). Em um terceiro cenário — sem André Merlo — Augusto lideraria com 26,1%, seguido por Rui Moreira (24,7%), indecisos (21,5%), Elisa Costa (20,2%) e Jó Rodrigues (0,6%).

Na pesquisa estimulada, Elisa Costa lidera o índice de rejeição entre os cinco candidatos, com 32,6%, seguida por Jó Rodrigues (11,5%), Rui Moreira (9,7%), Augusto Barbosa (4,5%) e André Merlo (3%). Poderiam votar em todos, 23,9% dos entrevistados, enquanto 3,8% não votariam em nenhum dos candidatos e 11,1% não souberam responder. Em relação a avaliação da administração atual, 45,7% disseram que aprovam, enquanto 45,1% desaprovam. Não souberam responder 9,1%, enquanto 0,2% não responderam.

Também foi perguntado quais são os principais problemas de Governador Valadares em dois cenários. Na soma dos dois, o mais citado pelos eleitores foi a saúde (74,7%), seguida pela segurança (37%), desemprego (24,5%), drogas e tráfico (20,9%), educação e escolas (19%), ruas e pavimentação (4,5%), além de vários outros itens que tiveram menor índice, como saneamento (4,2%), moradia (0,6%) e transporte público (0,4%). O problema menos citado pelos entrevistados foram projetos sociais (0,2%).

A pesquisa foi contratada pela própria CP2 e registrada dia 12 de setembro no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o nº de protocolo: MG-00466/2012. A publicação estava prevista para o dia 17.



quarta-feira, 19 de setembro de 2012

ESQUELETOS DE LUXO - NADA IGUAL

Esqueletos de luxe




Tirados das catacumbas de Roma no século XVII, as relíquias de santos martirizados foram vestidas com pedras e joias da época, antes de serem enterrados na Igreja São Pedro São Paulo, na fronteira entre Alemanha e a República Tcheca.
O Vaticano decidiu ‘embalsamar’ os esqueletos dos santos com joias para que cada um deles fosse identificado na hora de suas rezas e adorações.


St. Theodosius

St. Deodatus

St. Gratian

St. Maximinus

St. Maximus

St. Victorius







Fonte: issoebizarro.xpg.com.br

MÁFIA NO SERVIÇO FUNERÁRIO DE SP

SP: prefeitura investiga máfia de servidores no Serviço Funerário


17 de setembro de 2012 09h22 atualizado às 09h26

Pelo menos 75 funcionários do Serviço Funerário de São Paulo são investigados pela prefeitura por aplicar golpes em famílias que perdem parentes, durante o processo de sepultamento. Os casos vão desde achaques às vítimas para agilizar a retirada de corpos até vendas casadas de caixões e flores. Em junho, um dos suspeitos da lista foi demitido do serviço público. Ele chegou a ser preso em flagrante por crimes contra a administração pública e corrupção passiva quatro meses antes da sua exoneração. As irregularidades envolvendo servidores também chegaram às mãos de promotores do Mistério Público do Estado (MPE). O Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) informou que abriu inquérito para investigar um dos episódios. As informações foram publicadas no jornal O Estado de S. Paulo.
Dados da Ouvidoria Geral do município mostram que no ano passado 19 pessoas reclamaram sobre o serviço de sepultamento. Neste ano, são três. O conteúdo das queixas não foi divulgado. O Serviço Funerário esclareceu, por meio de nota, que não tolera irregularidades por parte de seus servidores e pediu a colaboração dos paulistanos para combater comportamentos que fogem aos "padrões éticos" da autarquia. Segundo o órgão, existem diversos canais para denúncia. Sobre os 75 servidores que respondem a processos administrativos atualmente, informou apenas que todas as denúncias são alvo de rigorosa apuração. E, sendo comprovada a má conduta dos servidores, eles são imediatamente punidos. Não divulgou, porém, mais informações sobre os casos em tramitação para não violar informações que têm sigilo garantido pela Constituição Federal e pela Legislação Municipal. 

Fonte: terra.com

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

PRIMA DO MINEIRO ASSASSINADO EM PORTUGAL DIZ QUE MULHER "ERA AUTORITÁRIA"


Prima de mineiro morto em Portugal diz que mulher 'era muito autoritária'

Segundo a prima, Leia Oliveira desconfiava de ex-namorada no Brasil.
A mulher se entregou à polícia portuguesa após o crime e está presa.

 

A prima de Léomagno Aparecido Magalhães França, mineiro morto em Portugal, Viviane Farias disse neste domingo (16) que a mulher dele, Leia Pacheco Magalhães, fez ameaças a uma ex-namorada do jovem e a ela própria. “Ela era muito autoritária, muito nervosa”, conta. A prima revelou ainda trechos de conversa da mulher de Léomagno com a ex-namorada que ficaram registradas em uma rede social. Segundo Viviane, Leia desconfiava que o marido estivesse planejando voltar ao Brasil para ficar com esta ex.
Léomagno Aparecido, de 22 anos, foi morto com um tiro de espingarda, na sexta-feira (14), em uma praça em frente à casa de Registro Civil de Almada, cidade da província de Setúbal. A esposa, Leia Magalhães, de 33 anos, de acordo com o jornal "Correio da manhã", se entregou à polícia logo depois do crime e está detida. Eles têm uma filha de dois anos e meio, que está, segundo Viviane, com uma irmã de Leia em Portugal.
Trechos reproduzidos de conversa em rede social (Foto: Viviane Farias/Arquivo Pessoa)Trechos reproduzidos de conversa em rede social (Foto: Viviane Farias/Arquivo Pessoal)
Viviane, que mora em Belo Horizonte, contou que a esposa fez ameaças à ex-namorada do marido, e que a conversa está registrada em uma rede social. O bate-papo, com o tom ameaçador, aconteceu nos dias 10 e 11 de setembro deste ano. A prima do mineiro enviou ao G1 reprodução destas conversas entre Leia e a jovem, que prefere não se identificar porque está com medo. Nenhuma queixa foi registrada na polícia.

Fonte: G1

ASSASSINADO EM PORTUGAL


Brasileiro de 23 anos morre em Portugal; esposa de 33 é acusada

Local do crime indicado pelo "Correio da manhã" condiz com a versão da família

O brasileiro Léomagno Aparecido, de 23 anos, foi morto na sexta-feira (14), em Almada, em Portugal, onde vivia. O jornal português "Correio da manhã" divulgou o caso na sexta-feira. A esposa, também brasileira, Léia Oliveira, 33 anos, matou o marido com um tiro de espingarda, segundo o jornal.
O crime teria ocorrido em uma praça em frente à casa de Registo Civil de Almada, cidade da província de Setúbal. A esposa, de acordo com o "Correio da manhã", se entregou à polícia logo depois do crime e está detida.
A família de Léomagno disse neste sábado (15) que a esposa cometeu o crime por não aceitar o divórcio pedido pelo marido. Léomagno é natural de Gonzaga (MG), mesma cidade onde nasceu Jean Charles de Menezes, morto em 2005 em Londres, pela polícia inglesa. Léia, segundo a família, é de Belo Horizonte. Os dois teriam se conhecido em Portugal, onde ele trabalhava como operário da construção civil.
O local do crime indicado pelo "Correio da manhã" condiz com a versão da família. O marido teria sido morto pela esposa após longa discussão sobre a assinatura do divórcio. "Eles já não viviam como casados, mas ela não aceitava a separação", diz a prima de Léomagno, Vânia Almeida, que vive em Belo Horizonte.
"Ele já tinha passagem comprada para o Brasil para as 9:15h do sábado. Tínhamos uma festa de recepção já preparada na casa da avó dele, em Gonzaga", lamenta Vânia. Filha de dois anos
O casal tinha uma filha de dois anos. O marido pretendia deixar a guarda da criança com a esposa em Portugal, de acordo com a família dele. Após o crime, a criança está com uma irmã de Léia, diz Vânia. Mas a família de Léomagno diz que agora pretende brigar pela guarda da criança no Brasil.
Segundo Vânia, a esposa agia com violência desde que Léomagno anunciou a intenção do divórcio. "Ele já se relacionava com outra pessoa daqui do Brasil pela internet e a Léia mandava mensagens falando que mataria a moça", diz a prima.
A família busca ajuda para trazer o corpo para o Brasil. A assessoria de imprensa do Itamary informou na tarde deste sábado  que já estava em contato com a família para auxiliar com as informações sobre o transporte.

Fonte: 180graus.com

domingo, 16 de setembro de 2012

AUSÊNCIA DE LULA É CRITICADA EM MENSALÃO

Advogado de réu critica ausência de Lula em julgamento

Agência Estado

O advogado Luiz Francisco Corrêa Barbosa, que defende o presidente do PTB, Roberto Jefferson, afirmou neste sábado (15) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria estar entre os réus do processo do mensalão. "Estamos fazendo um julgamento de mentirinha", disse Corrêa Barbosa, ao comentar a reportagem publicada neste final de semana pela revista Veja. De acordo com a publicação, o publicitário Marcos Valério, segundo pessoas da sua intimidade, apontaria Lula como o chefe do esquema de compra de apoio político.
O defensor de Jefferson foi autor no Supremo Tribunal Federal (STF) de vários pedidos de inclusão do ex-presidente no rol de acusados, desde que o caso chegou à Corte em 2005. O colegiado, contudo, barrou todas as investidas. Na última delas, no dia 15 de agosto passado, o STF decidiu que apenas o Ministério Público, por competência legal, é quem pode investigar a participação do ex-presidente no episódio.
Para o advogado, as declarações demonstram que o suposto sistema montado para manter Valério e outros envolvidos no caso em silêncio começou a falhar, diante da iminente perspectiva de réus do processo irem para a cadeia. "Agora a zaga do Lula começou a deixar a bola passar", ironizou.
Corrêa Barbosa disse que, se não ocorrerem cobranças da opinião pública, uma investigação do Ministério Público contra o ex-presidente não vai adiante. Isso porque ele se diz descrente com o fato de o MP abrir uma apuração sobre o envolvimento de Lula. Ele se disse "muito decepcionado com esse pessoal", referindo-se aos procuradores da República.
O advogado de Roberto Jefferson disse que, pela lei, o MP tinha 15 dias para analisar o caso e, se não encontrar indícios de envolvimento do ex-presidente, enviar um pedido ao Judiciário para arquivar a apuração. Se tiver elementos para levar adiante no período, pedir abertura de inquérito. Numa comparação, ele lembrou que o caso do senador cassado Demóstenes Torres (sem partido-GO) demorou três anos para que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pedisse a abertura de inquérito ao STF.
O presidente do PTB será um dos réus que começa a ser julgado a partir desta semana por corrupção passiva e lavagem de dinheiro por ter recebido dinheiro para votar, segundo a acusação, favoravelmente ao governo no Congresso.

LULA ACUSADO DE CHEFIAR MENSALÃO

Valério acusa Lula de chefiar mensalão, afirma revista

Agência Estado

0 comentário(s)

Condenado por peculato, lavagem de dinheiro e corrupção ativa no julgamento do mensalão, o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza tem dito a interlocutores que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chefiava o esquema do mensalão e que a movimentação de recursos seria maior que o descoberto nas investigações do caso, segundo reportagem da revista Veja. Conforme o texto publicado ontem, o empresário diz que o pagamento de propina a políticos da base aliada do governo movimentou R$ 350 milhões, por meio de doações clandestinas avalizadas pelo próprio ex-presidente e aliados próximos.
Ontem, ao participar de comícios pela manhã em Feira de Santana (BA) e à noite em São Paulo, Lula não fez nenhuma menção ao teor da reportagem. O presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão (SP), disse que "já começaram as baixarias, as mentiras, as acusações falsas" contra o partido, mas não mencionou casos específicos.
De acordo com a reportagem de Veja, o PT obteve desde 2005 o silêncio de Valério em troca de promessas de adiamento do julgamento ou punição mais branda no Supremo Tribunal Federal. Depois da série de revezes na Corte, que podem levá-lo a uma pena alta na prisão, o empresário narrou, segundo interlocutores, que outras empresas, além de suas agências, contribuíam diretamente ao PT em troca de vantagens no governo - a reportagem não cita nomes. Segundo ele, Lula seria o "fiador" dessas negociações, operadas e registradas num livro pelo ex-tesoureiro do partido, Delúbio Soares. "Lula era o chefe", teria dito Valério.
Advogados
O advogado Marcelo Leonardo, que defende Marcos Valério, afirmou ontem que a reportagem diz que "as informações teriam origem em declarações de amigos, familiares e associados". "Ele disse para mim que não deu nenhuma entrevista e não confirma o conteúdo da matéria", afirmou.
A revista informa que Valério não quis dar entrevista, mas não desmentiu o teor da reportagem. Questionado se era o caso de processar Veja, Leonardo afirmou: "Pelo estilo da revista, não precise ou mereça".
Procurado, o Instituto Lula não se manifestou sobre o caso. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

MENSALÃO SEM PRESSA

MENSALÃO: 'Não há pressa' para julgar, diz presidente do Supremo

FOTO: José Cruz/Abr
Ampliar foto
 
O PRESIDENTE do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto, afirmou que "não há pressa" para concluir o processo do mensalão
 
BELO HORIZONTE 
 
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto, afirmou que ''não há pressa'' para concluir o processo do mensalão. O magistrado ressaltou também que, apesar da possibilidade de o julgamento se estender até as eleições municipais, os ministros que integram a Corte não fizeram ''conexão'' do caso com o pleito. ''Nunca fizemos esse tipo de conexão, de avaliação'', declarou.

O STF concluiu na quinta-feira a análise do capítulo sobre lavagem de dinheiro. A partir de amanhã deve começar a julgar o núcleo político do escândalo, que envolve réus como o ex-ministro José Dirceu (PT) e o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, internado sexta-feira com dores abdominais.

Até o momento, o único político incluído nas partes do processo já analisadas pela corte foi o ex-presidente da Câmara dos Deputados João Paulo Cunha (PT). Ele foi condenado por corrupção, peculato e lavagem de dinheiro e renunciou à candidatura para a prefeitura de Osasco (SP).

Fonte:  drd.com.br

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

CAIXÕES MOVEDIÇOS

Os caixões movediços que aterrorizaram uma ilha inteira...

No século 18, os Wallronds, uma família abastada de plantadores de cana-de-açúcar, construiu um túmulo escavado na rocha em Christchurch (foto abaixo), em Barbados, no Caribe, fechando-o com um bloco de mármore o que mais parecia fortaleza e não um lugar para seus mortos descansarem. O primeiro membro da família a estrear a morada foi Thomasina Goddard, em 1807. Um ano depois, por questões variadas, o mausoléu foi adquirido pela família Chase, também ricos plantadores da região, que nele queria enterrar duas filhas, mortas respectivamente em 1809 e 1812.


Quando o túmulo foi aberto novamente, em 1813, para receber o corpo do pai das jovens, as urnas de chumbo estavam no chão, sendo que não havia nenhum sinal de arrombamento. O mesmo ocorrera em 1816, quando fora aberto para o enterro de um primo: e mais uma vez os caixões estavam em posições diversas diferentes de como estiveram colocados pelos coveiros e familiares. Os caixões estavam bagunçados. O de Thomasina, por exemplo, era tão pesado que oito homens o carregaram no enterro. Mesmo assim ele estava encostado na parede, de pé.


Por ocasião do funeral seguinte, em 1817, toda a cidade já sabia dos mistérios da cripta envolvendo caixões movediços. Uma multidão apareceu no enterro de mais um membro da família Chase a fim de conferir se a lenda era, mesmo, uma realidade. O susto foi generalizado: quatro caixões estavam deslocados de maneira estranha.

Em 1819, o governo de Barbados decidiu selar o mármore que fecha a cripta, uma vez que a história dos caixões movediços já criava uma histeria coletiva. Falava-se em mortos-vivos, zumbis e pessoas enfeitiçadas pelo vodu – prática recorrente no Caribe. Recentemente, escrevi um post sobre a religião vodu (você pode lê-lo clicando aqui) e também sobre os zumbis (leia clicando aqui).


Dizem que ruídos eram ouvidos dentro do mausoléu, o que assustava a população mais ainda, que temia em Christchurch uma invasão de zumbis. O governo local decidiu abrir a cripta, que estava selada com cimento, e constatou que os caixões pesadíssimos estavam revirados mais uma vez.

O caso chegou até a Inglaterra, onde Arthur Conan Coyle, criador do renomado personagem Sherlock Holmes, escreveu em jornal duas possibilidades sobrenaturais: (1) os corpos estarem se revolvendo em protesto por conta dos caixões de chumbo, o que impede a putrefação natural; (2) manifestações estranhas porque um dos membros da família Chase, ali enterrado, havia cometido suicídio – que naquela época era visto como uma atitude totalmente antirreligiosa e imoral.

Por fim, em 1822, o governo de Barbados decidiu pôr fim à histeria coletiva e enterrou os corpos na terra, em sepulturas comuns, e esvaziou o misterioso mausoléu dos ricos plantadores de cana.


Hoje em dia acredita-se que o caso seja explicado facilmente por meio da lógica: habilidosos assaltantes de túmulos agiam durante a noite a fim de profanar os caixões; por serem membros de famílias muito ricas, os corpos poderiam ter joias e outros objetos de valor facilmente vendidos no mercado negro. Junto a isso, soma-se o medo dos colonizadores europeus frente às práticas religiosas locais do vodu com zumbis ressuscitados.


Fonte: fatoefarsa.blogspot.com.br

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

ABANDONADO MORTO DENTRO DE CARRO

Homem é abandonado morto dentro de carro na porta do HM

Baleado em Engenheiro Caldas, Gláucio Asemany Pires foi trazido para Valadares mas morreu pouco antes de chegar ao HM. Quem dirigia o carro deixou-o na porta do hospital e fugiu.
 
FOTOS: Kildene de Jesus e Divulgação
Ampliar foto
O carro foi apreendido para passar por uma perícia. O corpo de Pires (detalhe) foi removido para o Posto de Perícia Integrada 
 
 
Governador Valadares - 
 
Baleado na cidade de Engenheiro Caldas, a 52 quilômetros de Valadares, Gláucio Asemany Pires, de 37 anos, morreu momentos antes de dar entrada no Hospital Municipal (HM). Segundo a PM de Engenheiro Caldas, a guarnição da cidade recebeu diversas ligações informando que o Golf bege, ao entrar na BR-116, próximo a um bar, foi alcançado por uma motocicleta Twister azul com duas pessoas, as quais efetuaram vários disparos de arma de fogo em direção ao automóvel, fugindo em seguida no sentido de Tarumirim. Vítima dos tiros, Gláucio ainda conseguiu se deslocar com o veículo por aproximadamente 200 metros.

No momento, Gláucio estava acompanhado de sua esposa, de 19 anos, e uma segunda pessoa — ainda não identificada — assumiu a direção do carro, seguindo os três em direção ao Hospital Municipal de Valadares. Posteriormente os militares de Engenheiro Caldas foram informados pelo Centro de Operação da Polícia Militar (Copom) de Valadares que havia um veículo Golf bege abandonado em frente ao HM com uma pessoa aparentemente vítima de homicídio. Informações anônimas davam conta de que o motorista do automóvel o abandonou e saiu correndo. O homem estaria trajando apenas bermuda florida, e aparentemente a camisa estava enrolada em suas mãos.

CRÂNIO HUMANO É JOGADO EM LOTE

Crânio humano é encontrado em lote no Santa Rita

FOTO: Antônio Cota
Ampliar foto
O crânio teria sido roubado de uma cova semiaberta no cemitério e depois jogado no lote de uma residência

Governador Valadares - 
 
Um crânio humano foi encontrado por um morador do bairro Santa Rita, na última terça-feira, 11. Mário Carvalho de Souza, de 61 anos, encontrou o crânio em seu lote e o entregou na Delegacia de Homicídios. Policiais civis começaram a investigação e, no mesmo dia, chegaram a um suspeito. Um adolescente de 17 anos teria pegado o crânio em um túmulo semiaberto no Cemitério de Santa Rita e o levado para casa. Ainda segundo a Polícia Civil, a esposa do adolescente pediu para que ele se livrasse da crânio, e então ele o jogou numa lixeira em frente de sua casa. Uma terceira pessoa teria encontrado a peça nessa lixeira e a jogado no lote de Mário de Souza.

''Esse caso nada tem a ver com um suposto homicídio ou coisa do tipo. De fato o crânio foi furtado de um túmulo no cemitério e posteriormente jogado na casa de um morador do bairro. Assim que tomei conhecimento do fato, mandei policiais ao local, e a investigação foi iniciada imediatamente. No mesmo dia já tínhamos resolvido o caso. O senhor que encontrou o crânio foi ouvido e liberado, e o adolescente, intimado a depor. Mas como não houve nenhum flagrante, ele foi ouvido e liberado'', explicou o inspetor da Polícia Civil Hélio Cássio Souza.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

ENCONTRADA OSSADA DA NÍVIA VICTÓRIA


Polícia Civil de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, encontrou a ossada da menina Nívia Victória Leite, de dois anos, que estava desaparecida desde a morte da mãe, Renata Aparecida Leite, no início deste ano. Segundo a assessoria de imprensa da corporação, o ex-agente penitenciário Breno Soares de Oliveira, pai da garota e suspeito de planejar os dois assassinatos, foi quem indicou a localização do corpo. Familiares fizeram o reconhecimento dos restos mortais da garota através de itens encontrados junto à ossada.
O caso
Renata conheceu o ex- agente, que era casado, ainda na cadeia, enquanto cumpria pena. Depois de solta, ela ficou grávida de Oliveira, que se recusou a assumir a criança. Segundo as investigações da pólícia, a mulher passou a fazer ameaças contra o suspeito, que, junto com outros dois comparsas, planejou a morte de Renata.
De acordo com o inquérito, o agente teria atraído Renata para um encontro, com a desculpa de que se tratava de um assunto importante. Com medo, ela levou a filha ao local, onde os outros dois envolvidos no crime, Luciano Rodrigues e Henrique Coelho, simularam um assalto e executaram  Renata.
Ainda segundo a polícia, o ex-agente levou a garota até uma estrada da região e a matou estrangulada. Oliveira e os outros dois suspeitos estão presos, mas ele ainda nega a participação no crime. O delegado responsável pelo caso, Vinícius Sampaio dará uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (10), a partir das 16h, para esclarecer os detalhes da investigação.

Fonte: r7 noticias

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

IML DE VALADARES: MAIS UMA!

Agora é oficial:

A Delegacia Civil de nossa cidade teria sido acionada pelo Ministério Público, para requisitar os veículos da SMAS (Sec. Munic. de Gov. Valadares) para fazer as remoções de corpos com mortes violentas.

Em vez da coisa ser administrada com decência, temos que engolir mais essa:



Antes os corpos dessas vítimas estavam sendo conduzidos EXCLUSIVAMENTE pelo concorrente devido às constantes quebras do carro oficial do IML...

No  rabecão do IML deveria ter uma "lápide" escrita: "AQUI JAZ".

Agora é assim:

A SMAS quando chamada, desloca-se até o concorrente e apanha emprestada(s) com ele a(s) padiola(s), para então fazer a(s) remoção(ões)...

Pergunto na melhor das intenções:

"ONDE ESTÃO AS PADIOLAS DO RABECÃO DO IML??"

 AFINAL, QUEM OU O QUE ESTÁ SEM CONDIÇÕES DE USO, O RABECÃO OU AS PADIOLAS?



Esse, coitado, já está fora de combate há algum tempo. E um segundo que seria "ZERO" veio para cá quando da inauguração do IML/PPI ja se acabou ha tempos...






E para informação: NOSSA EMPRESA TAMBÉM TEM URNA DE REMOÇÃO, porque não somos chamados a ajudar?? 

Nesta data, estamos prestando serviços que dependem do IML. Em telefonema para o Hospital Municipal, o atendente da área de internação nos disse que o auxiliar de necropsia teria ido até a "funerária" (diga-se, o concorrente), para providenciar a remoção... Voltamos a perguntar: - "Porque não acionaram a SMAS ou a nós que estamos dando apoio aos famíliares?".

Essa exclusividade não chega ao fim mesmo...

 

terça-feira, 4 de setembro de 2012

TANATOPRAXIA



 A preparação e conservação temporária do cadáver.

A TANATOPRAXIA consiste num conjunto de técnicas que permitem parar qualquer risco de infecção e de atrasar a Tanatomorfose. Foi possível registar numerosos casos de acidentes infecciosos provocados por restos mortais. De fato as bactérias não patogênicas num ser vivo perduram depois da morte. O cadáver constitui um perigo potencial para a higiene e saúde pública. Os tratamentos de TANATOPRAXIA permitem a difusão no conjunto dos tecidos de uma dose suficiente de um produto bactericida adaptado, cujo efeito é não somente destruir as bactérias existentes, mas ainda estabelecer um ambiente asséptico capaz de resistir a uma invasão micro bacteriana.

O tratamento de Restauração (no caso do corpo se encontre mutilado no seguimento de um acidente ou de uma autopsia) e de Cosmética permitem restituir ao corpo de falecido uma aparência calma e serena. De um ponto de vista psicológico a restituição do aspecto natural dos traços de um defunto é de uma extrema importância para permitir durante o período que procede o funeral diminuindo o sofrimento dos familiares.


O QUE É TANATOPRAXIA?

TANATOPRAXIA é a mais moderna técnica de conservação de corpos, utilizada em quase todos os países do mundo. Não é necropsia nem retirada de órgãos. A TANATOPRAXIA não traz apenas vantagens à aparência da pessoa, oferece à família o melhor dos benefícios que se constitui em recordar de seu ente querido como ele era verdadeiramente em vida. Isto, psicologicamente se constitui de um valor incalculável.

Quando passamos pelo processo de perda de um ente querido, a última aparência é aquela que fica para sempre na nossa memória. A realização da TANATOPRAXIA se constitui num gesto de amor e carinho, pois além de amenizar as transformações próprias do corpo sem vida, contribui no processo de difícil adaptação da ausência do ser amado.

Trata-se de uma técnica que nos últimos anos, revolucionou o setor funerário, que consiste na prática de higienização e conservação de corpos humanos através da injeção de líquidos. O objetivo é proporcionar uma melhor apresentação do corpo no momento do velório, tendo esta prática a tornar-se num serviço essencial para o setor funerário.

A TANATOPRAXIA é realizada com aplicação de produtos químicos no corpo do falecido, uma maneira bem menos agressiva e mais eficaz, que os antigos métodos, como o embalsamamento. Terminada a aplicação, o corpo fica com a aparência serena e corada, como antes da morte.
Técnica que terá de ser feita em locais apropriados, designados por tanatórios, tendo em conta todas as medidas de segurança.
O responsável pela TANATOPRAXIA é o TANATOPRAXISTA, que para estar apto para desenvolver essa função necessita de um curso técnico avançado, que é ministrado de várias formas e entidades, relativamente a cada País. 


PAPEL SANITÁRIO

A TANATOPRAXIA é uma completa desinfecção e conservação do cadáver.
O propósito prioritário da TANATOPRAXIA é a desinfecção, destruindo assim uma vasta gama de microorganismos produtores de muitas doenças.

Visto que, com o morrer da pessoa alguns agentes patogênicos morrem de forma imediata, porém é bom ressaltar que tantos outros sobrevivem e se reproduzem, além de vários outros surgirem (BACTÉRIAS ANAERÓBICAS), até a completa decomposição do corpo, podendo assim contaminar outras pessoas caso haja contato.

Também existe a possibilidade de organismos AERÓBICOS (via aérea), serem transmitidos a terceiros.

Com a aplicação da TANATOPRAXIA pode-se garantir as normas internacionais quanto ao transporte do cadáver tendo sempre objetivo na preparação do mesmo para uma apropriada apresentação aos familiares.   
  

VANTAGENS SANITÁRIAS:
 
• Não há contágio de doenças;
• Não há odores;
• Não há secreção;
• Recupera-se a cor natural e a aparência do cadáver;
• Pode-se alongar o período de velório;
• Em caso de traslados, esses se tornam tranquilos.


EMBALSAMENTO E TANATOPRAXIA 

Por motivos práticos e teológicos, a preservação do cadáver é preocupação presente em quase todas as civilizações.
Embalsamar é a arte de preservar um corpo por um longo período para velórios com mais de 24 horas de duração. Embalsamamento é o nome dado ao tratamento de um corpo morto para esterilizá-lo ou protegê-lo da decomposição. Sua técnica, originada dos egípcios, utiliza a retirada de órgãos e a inserção de fluídos embalsamadores

Etimologicamente TANATO, do grego “THÁNATOS”, significa morte, na mitologia grega representa o Deus da Morte e PRAXE, do grego “PRÁXIS”, representa o que se pratica habitualmente, a “ação”, a rotina. O conjunto, TANATOPRAXIA, no que diz respeito a origem da palavra, significa “o que se faz habitualmente diante da morte”, isto é, quais as providências que se deve tomar frente ao fato ocorrido. Há muitos anos já se pratica a TANATOPRAXIA em outros países, que nada mais é do que a denominação empregada para a técnica de preparação de corpos humanos, vitimados das mais variadas formas de óbito.

Corresponde à aplicação de produtos químicos em corpos falecidos, visando a sua desinfecção e o retardamento do processo biológico de decomposição, permitindo a apresentação dos mesmos em melhores condições para o velório.
Seu princípio está na aplicação de um líquido conservante e desinfetante, que devolve a aparência natural do corpo, evitando extravasamento de líquidos, inchaço e garantindo um aspecto semelhante ao que apresentava em vida. Tem por objetivo, ainda, evitar a propagação de moléstias contagiosas e doenças para a comunidade, visto que com essa preparação o corpo recebe um tratamento especial com substâncias germicidas. 

As diferenças fundamentais existentes entre EMBALSAMAMENTO e TANATOPRAXIA são:

 - Ausência de evisceração (as vísceras são mantidas nas próprias cavidades);
- Metodologia (utilização de equipamentos modernos apropriados para injeção e aspiração de           líquidos);
- Diferentes produtos químicos testados cientificamente são empregados neste último processo (não se utiliza formol);
- Não se retiram órgãos. 

Através da TANATOPRAXIA, é possível realizar a restauração facial e do corpo em caso de acidente; permitir que a família possa permanecer mais tempo no velório; ou mesmo para que o corpo possa ser transportado a grandes distâncias para o enterro, bem como para cumprir com as determinações legais para o traslado. 

O importante benefício social com a aplicação desta metodologia pode ser observado entre os tempos onde não se praticava a TANATOPRAXIA e os dias de hoje. Na grande maioria das vezes, pode-se atender às necessidades dos familiares, como a preservação por um tempo mais prolongado de velório, em condições ambientais normais, sem a necessidade de um sistema de refrigeração.
O tempo mínimo para a preparação de um corpo com “causas mortis” natural varia de 60 a 90 minutos, dependendo de fatores intrínsecos e extrínsecos que acometeram o corpo, ou seja: aonde, como e quando aconteceu o óbito. Estas e outras variáveis existentes determinam o tempo de preparação, que pode se estender a aproximadamente 4 (quatro) horas para o completo processo de preservação corporal.
Amplamente difundida em todo Brasil, um exemplo mundialmente conhecido da TANATOPRAXIA foi realizado no corpo do Papa João Paulo II, permitindo que as homenagens ao pontífice pudessem ser realizadas por um longo período e sem mudanças quanto à sua apresentação pública, conforme programado para aquela ocasião.
A TANATOPRAXIA, realizada em ambiente equipado apropriadamente (TANATÓRIO), é desenvolvida por técnicos habilitados e especialmente treinados (TANATOPRAXISTAS). Para estar apto a desenvolver essa função, o profissional necessita de um curso técnico avançado, com aulas teóricas e práticas. 

NÍVEIS DE TANATOPRAXIA:

• Nível 1: recomendada para corpos que serão velados por até 12 horas;
• Nível 2: recomendada para corpos que serão velados por até 24 horas e traslados intermunicipais;
• Nível 3: recomendada para corpos necropsiados (IML /SVO) e para traslados interestaduais