Valadares terá banco de tecido ocular humano
A previsão é de que no final de outubro o serviço já comece a ser prestado no Hospital Samaritano
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Renato Fraga, para que esse projeto fosse conquistado na cidade foi preciso uma grande estruturação, envolvendo a especialização de profissionais de várias áreas. ''Foi preciso especializar uma gama de profissionais que irão trabalhar nesse banco, além da estrutura física do espaço cedido para ele.”
Segundo o coordenador do Banco de Tecido Ocular Humano, Maurício Dutra, esse será o quinto banco de todo o Estado, e provavelmente o último. Ele atenderá pacientes de toda a região, e também acelerará o processo para quem já está na fila concorrendo com pessoas de outras regiões, como Belo Horizonte e cidades vizinhas, por exemplo.
''Foi um processo muito longo e difícil. Este será o 5º banco do Estado e talvez o último, porque o governo federal não tem a intenção de habilitar nenhum outro no momento. Para que acontecesse foi preciso montar uma estrutura, e precisamos de uma parceria com o MG Transplante e a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos [CNCDO], que é quem faz a captação dos órgãos hoje em Valadares.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário